Dicas dos especialistas

 

Tietê recebe segunda etapa do 1º Circuito Centro Médico São José de Corrida de Rua e Caminhada

Competição será no domingo, 16/10, partindo do D.E.R. da cidade.

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Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do 1º Circuito Centro Médico São José de Corrida de Rua e Caminhada. Pela primeira vez na cidade, a prova faz parte das corridas de rua do Centro Médico São José, que teve a primeira edição no município de Cerquilho, em agosto deste ano, e contou com a participação de mais de 300 atletas.  

As provas serão disputadas em duas modalidades: corridas de 5km e 10km e caminhada de 5km. As idades mínimas para participar são: 14 anos, para a corrida de 5km e 18, para a de 10km. Não há idade mínima para participação na caminhada, assim como não há limite máximo de idade para nenhuma das provas. Serão premiados, com troféus e medalhas especiais, os cinco primeiros colocados de cada etapa, nas categorias feminino e masculino, sendo que todos os participantes que cruzarem a linha de chegada receberão medalha de participação. 

O ponto de partida será na base do D.E.R. de Tietê, na Rua Francisco Toledo, 1433, ao lado do Corpo de Bombeiros, no domingo, 16/10, a partir das 7h, quando os atletas receberão as últimas instruções, além do chip para controle de tempo de prova. As duas corridas terão início às 8h e a caminhada, às 8h05. Ao longo do percurso, haverá pontos de apoio, em que os atletas terão água à disposição.

A prova de Tietê do Circuito de Corridas de Rua Centro Médico São José é uma realização do Centro Médico São José, tendo como patrocinadores: Auto Posto e Restaurante Juma; Athlon Sportwear; Sicredi; Vittal Água de Coco; Santa Casa Saúde Piracicaba; Starseg Seguros; Spessoto Materiais para Construção; Fênix Agro; Medicinale Farmácia de Manipulação; Maggi Fiat e Maggi Volkswagen. Apoio: Prefeitura Municipal de Tietê; Rádio Nova Regional FM; Jornal Nossa Folha; Revista Fique em Evidência; Grupo Santa Edwiges e Rodrigo Extintores. A prova é organizada pela Chelso Sport & Business.

As inscrições custam R$ 60, com vagas limitadas a 500 pessoas. Elas devem ser feitas pelo site: circuitocentromedicosaojose.com.br. Lá, também é possível conferir o regulamento completo. Os competidores inscritos receberão camiseta exclusiva da corrida, além do kit do atleta. Todos os participantes são convidados a contribuir com a causa social do evento, doando 1 kg de alimento não-perecível, que será entregue a uma instituição beneficente. 

A renda obtida no evento esportivo será entregue ao Lar São Vicente de Paulo. Na etapa realizada em Cerquilho, a quantia arrecadada foi destinada à compra de um carro para auxiliar a Casa da Criança do município.

 

Etapa de Boituva

Após Tietê, o circuito segue para a terceira e última etapa, na cidade de Boituva, que será realizada na noite de sábado, 12 de novembro, encerrando as disputas deste ano com a primeira prova noturna do circuito. Quem participou da prova em Cerquilho e também competir nas próximas, em Tietê e em Boituva, juntará as três medalhas do circuito e receberá um suporte para transformá-las em uma mandala.

 

Em 2016, a competição passou a ser um circuito, com provas realizadas em todas as cidades onde a clínica organizadora, Centro Médico São José, igualmente possui unidades.

 

 

Fim do inverno aumenta movimento nas academias para o “Projeto Verão”

Volta às atividades precisa ser gradual e assistida por profissionais, para evitar risco de lesões.

 

Já é comum nas academias. Basta o friozinho de agosto ir embora, que as pessoas correm atrás do tempo perdido e dos quilos ganhos com a rotina do inverno, estação que convida a ficar em casa e comer um pouco mais. É hora de colocar em prática o famoso “Projeto Verão”.

 Quem já percebeu este aumento no movimento é Andreia Campi, personal trainer da academia Cor Ação, de Cerquilho. “Todo ano, nesta época, o movimento aumenta. É um perfil de público um pouco diferente, que chega com o propósito de se preparar para o verão ou, então, aproveitar as horas a mais de Sol do dia para alguma atividade, com o objetivo de perder peso e estar bem para ir à praia ou à piscina”, explica.

 A consultora de empresas Keity Bianchi, 37 anos, foi uma das que aproveitou a alta temporada e embarcou na ondafitness. “Eu estava bem sedentária, sem praticar atividades físicas e, como eu sei que minha energia diminui um pouco no verão, com o calor, resolvi voltar agora, para chegar lá na frente já no ritmo”, conta.

 Após os primeiros dias de academia, Keity já sentiu a diferença. “Os primeiros dois dias foram mais difíceis, mas já estou me sentindo mais disposta”, comenta.

 Dr. Mauricio Mod, ortopedista e responsável técnico do Centro Médico São José, revela que os cuidados com o corpo devem ser sempre levados em conta, ainda mais quando não se está acostumado, como é o caso de quem está voltando, nesta época do ano, para as academias. “É preciso estar atento, principalmente, às lesões. Se a rotina de exercícios incluir atividades com impacto, como corrida e caminhada, é interessante utilizar calçados adequados à prática, com um bom sistema de amortecimento e ventilação, além de, é claro, usar roupas próprias, como os tecidos Dryfit, que eliminam o suor rapidamente”, detalha.

O especialista ainda alerta para a importância do alongamento, antes e após a prática dos exercícios. “O alongamento é indispensável, pois aquece a musculatura para os exercícios, ativando a circulação. Sem alongamento, é grande o risco de acontecer uma lesão”, alerta.

 Calçados os tênis adequados e feito o alongamento, é hora ir para a esteira e correr até cansar, correto? Errado! Seguidas estas orientações, é hora de ter a saúde e as metas avaliadas pelo preparador físico, que irá orientar a rotina de exercícios adequada ao objetivo e à condição física do praticante, como explica Vanessa Campi, também personal trainer da academia Cor Ação. “Cada aluno tem um objetivo e um condicionamento, por isto, temos que montar uma rotina de exercícios adequada à realidade. Se ele quer perder peso, são priorizados os exercícios aeróbicos, como a corrida e a bicicleta. Caso a meta seja ganhar massa muscular, então focamos na musculação”, detalha.

 

Para quem deseja voltar às academias, Dr. Mauricio Mod deixa algumas dicas úteis:

 

1)     Antes de tudo, consulte um médico, que irá fazer uma avaliação ou solicitar exames de aptidão à prática esportiva;

2)     Aprovado nos exames médicos, procure uma academia de confiança, com profissionais de educação física capacitados;

3)     Utilize roupas e calçados adequados à prática esportiva;

4)     Nunca esqueça do alongamento, antes e depois das atividades, para evitar lesões musculares;

5)     Sempre siga as orientações do personal trainer. Ele é o profissional que vai ajudar a atingir os objetivos, sem colocar a saúde em risco;

6)     Alie a prática esportiva a uma rotina adequada de sono e alimentação;

7)     Mantenha o ritmo. Parar e voltar a praticar exercícios é mais difícil para o organismo do que se manter ativo, mesmo que com exercícios leves.

 

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