Semana do Combate à Osteoporose: doença silenciosa atinge mais de 10 milhões de brasileiros

  • Especialista do Centro Médico São José de Cerquilho (SP) alerta para a importância da prevenção, que deve acontecer desde a infância.

Envelhecer de forma saudável, sem sentir o peso da idade e sem dores, é o sonho de todas as pessoas. Mas, como atingir essa meta? É possível ter ossos fortes a vida toda?

Existe uma doença que deixa os ossos mais finos e frágeis na terceira idade, a chamada osteoporose.  Acontece que os cuidados para prevenir esse problema devem começar ainda nos primeiros anos de vida. “Quase como um sinônimo da terceira idade e muito mais frequente em mulheres, a osteoporose não se limita nem à essa faixa etária, nem ao sexo feminino. Apesar de ser bastante caracterizada pelo envelhecimento natural dos ossos e, por isso, ser mais comum em idosos, a doença pode surgir mesmo antes da fase adulta. A prevenção é muito importante para garantir uma vida toda saudável”, explica Dr. Francisco Meirelles Junqueira, médico ortopedista geral e pediátrico, especialista em traumas e desenvolvimento ortopédico em crianças e adolescentes do Centro Médico São José de Cerquilho (SP).

Segundo a Federação Internacional de Osteoporose (IOF – International Osteoporosis Foundation), aproximadamente 10 milhões de brasileiros convivem com essa doença. A cada três pacientes que sofrem uma fratura no quadril, um tem o diagnóstico de osteoporose. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% das pessoas com idade acima de 65 anos apresentam níveis abaixo do normal de vitamina D, que é essencial para a renovação óssea. “A osteoporose é uma doença que enfraquece a massa óssea, tornando os ossos mais frágeis e, consequentemente, as fraturas acontecem com mais facilidade e maior frequência. Ainda que a fragilização dos ossos com o passar dos anos seja inevitável, é possível minimizar os danos desse processo”, diz o especialista.

Para conscientizar a população a respeito dos riscos da doença e da importância da prevenção, foi escolhido o dia 20 de outubro como data mundial do combate à osteoporose. O médico ortopedista do Centro Médico São José ainda dá dicas de como manter uma vida saudável e, por consequência, prevenir essa e outras doenças. “Para prevenir a osteoporose, é fundamental a ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, ter uma exposição ao sol moderada e praticar atividades físicas regularmente. Sempre lembrando da importância de se alimentar bem desde cedo, para que no futuro não se tenha problemas como esse”, completa Dr. Francisco.